ISPU

A Universidade Politécnica, designada abreviadamente por A POLITÉCNICA, é uma instituição privada de ensino superior, com a sua sede na cidade de Maputo e pode desenvolver as suas actividades em qualquer ponto da República de Moçambique.
A Universidade Politécnica surge da transformação do Instituto Superior Politécnico e Universitário – ISPU, sob autorização do Conselho de Ministros, através do decreto nº 42/2007 de 5 de Outubro de 2007.
A Universidade Politécnica é propriedade da Sociedade IPS – Instituto Politécnico Superior Limitada.
O IPS foi constituído em 1 de Setembro de 1994, pelo pacto social publicado no Boletim da República nº 31 – III Série, de Julho de 1996.
A Universidade Politécnica possui mais de 4000 estudantes, cerca de 250 professores, e perto de 200 funcionários distribuídos pelas diversas unidades (Reitoria, Escola Superior de Gestão Ciências e Tecnologias, Escola Superior de Altos Estudos e Negócios, Escola Superior Aberta, Instituto Superior de Humanidades e Tecnologias (Quelimane) e Centro de Assistência e Práticas Jurídicas).
Actualmente, A POLITÉCNICA conta com 1 Curso Propedêutico, 13 Cursos de Licenciatura, 6 Cursos de Pós-Graduação oferecidos pelo Centro de Estudos de Pós-Graduação e Pesquisa Aplicada- CEPPA, para além de actividades de extensão organizadas pelo Gabinete de Estudos e Projectos – GEP, Escola Superior Aberta – ESA e pelo Centro de Assistência e práticas Jurídicas – CAPJ.

Missão

A POLITÉCNICA tem por objecto desenvolver actividades nos domínios de ensino, da investigação científica e tecnológica e da extensão, para além de poder desenvolver, também, actividades subsidiárias e complementares desse objecto.
A POLITÉCNICA tem por missão contribuir para a elevação do nível educacional, técnico-científico e cultural dos moçambicanos, perseguindo os mais altos padrões de qualidade do ensino ministrado aos seus estudantes e da formação dos seus docentes e investigadores, perspectivando uma abordagem teórico-prática e profissionalizante das matérias, tendo em vista, particularmente, o seguinte:
  • Promover os valores de humanidade, igualdade e liberdade;
  • Promover os valores de democracia, paz e justiça social;
  • Contribuir para a elevação da consciência cívica e ética das pessoas, grupos e da sociedade no seu todo;
  • Contribuir para o reforço da cidadania;
  • Participar activamente na vida política, económica, social, cultural, desportiva e artística;
  • Participar no desenvolvimento científico e tecnológico do país com resultados dos seus programas e projectos;
  • Contribuir para a formação superior dos seus discentes e para o aperfeiçoamento e especialização dos seus docentes e investigadores;
  • Estimular o intercâmbio técnico-científico com entidades nacionais e estrangeiras pertinentes;
  • Estimular o desenvolvimento do ensino técnico-profissional no país, em particular a nível superior;
  • Promover a extensão universitária, nomeadamente, através de programas ou projectos de ensino e de investigação;
  • Promover a ligação Universidade-comunidade numa interacção dinâmica que se traduza na permanente inspiração na comunidade para que esta possa ser melhor servida pela Universidade.
  • Contribuir para a elevação da qualidade de vida dos cidadãos, através dos meios ao seu dispôr, nomeadamente, educando e formando.
 ESCOLAS E INSTITUTOS
CURSOS

O professor

O professor é um aliado natural dos operários e dos camponeses, com decisão e militância, pois a vitória sorrirá...