ISRI

O Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) foi criado pelo Decreto № 1/86, de 5 de Fevereiro, pelo Conselho de Ministros da República de Moçambique com a missão de formar Diplomatas e peritos e em Relações Internacionais.
 
Durante os 25 anos de existência, o ISRI graduou centenas de estudantes e enviou dezenas para o estrangeiro onde se formaram aos mais diversos níveis. A demanda de ingressos e de quadros produzidos pelo ISRI por parte de instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras tem vindo a aumentar devido à sólida preparação dos docentes e dos curricula progressivamente adequados ao momentum.
 
O seu surgimento enquadra-se nos esforços encentados nesse sentido pelo então ministro dos negócios estrangeiros e antigo Chefe do Estado da República de Moçambique, Sua Excelência Joaquim Alberto Chissano. Enquadra-se também no Subsistema de Ensino Superior, no contexto do Sistema Nacional de Educação.
 
O ISRI é uma pessoa colectiva de direito público e goza de autonomia científica, pedagógica, administrativa e disciplinar sendo as suas actividaes de âmbito nacional.

O ISRI estabeleceu-se dentro do país e da região como a Instituição líder no campo das relações internacionais e diplomacia (estudos globais, estudos regionais, política internacional, política externa e diplomacia).

O ISRI publica o seu perfil como resultado de 25 anos de experiência. Este perfil descreve uma visão do ISRI como um todo. O perfil inclue um outline da evolução histórica do ISRI, o programa das cadeiras leccionadas e áreas de pesquisa. Ele tamb’em inclue um breve perfil académico do corpo docente das diferentes cadeiras do Departamento.

Perspectivas
PDF Imprimir e-mail
Estabelecido em 1986, o ISRI estabeleceu-se como uma das instituições principais no país para o estudo de relações internacionais (e áreas de estudo). O ISRI fez contribuições pioneiras na promoção do estudo de relações internacionais como uma disciplina académica em Moçambique e em desenvolver conhecimento e entendimento das relações internacionais numa perspectiva multe e interdisciplinar. O ISRI é também a primeira instituição no país a promover “áreas de estudo” e a desenvolver perícia em vários países e regiões do mundo.

O ISRI representa a necessidade sentida no pais de que para promover o estudo das relações internacionais era importante treinar homens e mulheres na interpretação dos desenvolvimentos globais na esfera económica, social e política.

Actualmente existem ( ) docentes no ISRI, incluindo ( ) PhD, ( ) MA, e ( ) Licenciados. Contudo, estima-se que o ISRI necessita de ( ) Docentes para as diferentes cadeiras.

Os membros do corpo docente do ISRI têm contribuído para o desenvolvimento e disseminação do conhecimento em relações internacionais, não apenas através do seu leccionamento e supervisão de pesquisas mas também através da pesquisa e publicação de livros e artigos de jornais. Os membros do Departamento tem sido também convidados como Consultores várias Organizações Governamentais e não-governamentais pela sua perícia especializada e eles tem estado a participar nas discussões na rádio e programas televisivos em assuntos relacionados com as relações internacionais.

Os membros do corpo docente participam em vários seminários nacionais e internacionais sobre aspectos importantes de áreas de estudo, relações inter-países e sobre temas relacionados ao estudo das relações internacionais como uma disciplina académica.

O leccionamento/pesquisa no ISRI é realizado em quatro departamentos cobrindo duas regiões geográficas do mundo assim como a teoria e facetas funcionais dos estudos internacionais. Estes departamentos são:

1.Departamento de Ciências Sociais e Línguas
2.Departamento de Relações Internacionais
3.Departamento de Economia e Ciências Aplicadas
4.Departamento de Administração Pública e Direito
Objectivos

A missão estratégica do Centro dos Estudos Estratégicos Internacionais (CEEI) é a produção e divulgação de análises sobre os processos políticos, sócio-económicos e culturais da socieddae moçambicana, da região e do sistema internacional. Suas linhas de pesquisa incluem:

a) Na área de Economia e Desenvolvimento, a análise incide sobre o processo de Reestruturação Económica, Invesimento Estrangeiro e salvaguarda do interesse nacional, a problemática da terra, desenvolvimento económico e protecção do meio ambiente, crescimento demográfico, recursos hídricos como fonte de conflito e integração regional na África Austral. A questão da dívida externa, em geral, e dos chamados “fundos perdidos”, em particular, merecem igualmente uma atenção especial pelo seu impacto em todo o processo de desenvolvimento no País.

b) Na área de Estudos de Paz e Segurança, as prioridades recaem sobre temas como, factores de segurança pública, nacional e regional e as relações entre si, as relações Estado-sociedade, etnicidade, democratização e segurança nacional, migração, tráfico de drogas e de armas e crime organizado, prevençao, gestão e resolução de conflitos em África.

c) Na árae de Estudos Sócio-políticos procura-se compreender os processos sócio-políticos e históricos da formação do Estado inter alia o contorno das suas instituições, a interação entre as lealidades étnicas, cidadania e outras lealidades sociais. É igualmente um desafio do CEEI/ISRI, monitorar todo o processo de transição política e social no País, através de uma análise constante, nomeadamente, o processo de descentralização administrativa, a natureza e o desenvolvimento dos partidos políticos e outras instituições democráticas, bem como os conflitos sociais ao nível das comunidades.

d) Na árae de Estudos de Política Externa analisam-se os factores e o processo de tomada de decisão da política externa de Moçambique e elaboram-se as sua concepções e doutrinas. Analisam-se também as principais regiões geopolíticas e em relação à inscrição de Moçambique em organizações internacionais.

e) O CEEI7ISRI possui um Boletim informativo e de análise denomidado Mensal que é editado periodicamente pela Instituição.
 Faculdades, Departamentos & Centros

Cursos 
Curso de Administração Pública
Relações Internacionais e Diplomacia

Bolsas



O professor

O professor é um aliado natural dos operários e dos camponeses, com decisão e militância, pois a vitória sorrirá...