UniLurio

A Universidade Lúrio (UniLúrio) é uma Instituição de Ensino Superior Pública, com a sua sede estabelecida na Cidade de Nampula em Moçambique. Foi criada por decreto em 26 de Dezembro de 2006.

História

A Universidade Lúrio foi criada pelo Decreto Nº 50/2006 de 26 de Dezembro, publicado no Boletim da República Nº 52, 1ª Série, 2º Suplemento e oficialmente inaugurada no dia 29 de Junho de 2007, por S. Excia o Presidente da República de Moçambique, Armando Emílio Guebuza.
Em 2007 a universidade instalou a sua Reitoria na Cidade de Nampula, ocupando instalações cordialmente cedidas pelo Museu de Etnologia de Moçambique (MUSET), e tornou-se assim na primeira universidade pública na história de Moçambique a ser criada com a Reitoria estabelecida fora da Cidade de Maputo.
No âmbito da sua instalação a UniLúrio realizou a sua primeira sessão do Conselho Universitário no dia 21 de Agosto de 2007. Nesta sessão foram definidos aspectos chaves para o seu funcionamento tais como: a sua Visão, a sua Missão, o seu Lema, a sua Estrutura e a sua sigla.
Nesta primeira sessão do Conselho Universitário da história de vida da UniLúrio, foi também apresentado o logótipo da universidade, fruto de um concurso gentilmente promovido pela Universidade Eduardo Mondlane, por via da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Fícico, junto aos estudantes dessa faculdade.


Estrutura

No âmbito das actividades normais para o seu estabelecimento, a UniLúrio priorizou a definição da sua estrutura de funcionamento (unidades orgânicas e serviços centrais) e os respectivos Termos de Referência. Com efeito, a UniLúrio elegeu uma estrutura que permitisse acomodar a sua presença tri-partida nas três Províncias do Norte de Moçambique, nomeadamente: Nampula, Cabo Delgado e Niassa.
A UniLúrio determinou que a presença nas três província do Norte do país não seria assumida como expansão universitária, mas parte normal da sua actividade, ou seja, determinou que esta presença tri-partida passaria pela instalação de três campus universitários: Marrere (Nampula), Chuíba (Cabo Delgado) e Sanga (Niassa).

Lema

Scientia, Cretus, Fides”
(Ciência, Desenvolvimento, Compromisso)
 


Visão

" Ensino Superior de excelência, qualidade, competitividade e de reconhecimento internacional "
 


Missão
 
" Educar e formar uma nova geração de Profissionais competentes, comprometidos com o desenvolvimento, ciência e bem estar das comunidades locais "

FACULDADES
Nampula


 
 C. DELGADO




NIASSA


 

 

O professor

O professor é um aliado natural dos operários e dos camponeses, com decisão e militância, pois a vitória sorrirá...