UniZambeze

A Universidade Zambeze (UniZambeze), é uma instituição pública de ensino superior, criada por Decreto do Conselho de Ministros nº 77/2007, de 18 de Dezembro, com sede na Cidade da Beira, e iniciou as suas actividades a 16 de Março 2009, sendo as suas actividades de âmbito nacional.

A Reitoria da Universidade está localizada na Cidade da Beira, capital da Província de Sofala, sendo a maioria das suas actividades científicas desenvolvidas nesta cidade onde são ministrados cursos nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia de Processos, Engenharia Mecatrónica, Engenharia Informática, Ciências Actuariais, Direito, Economia, Gestão, Contabilidade e Finanças.

Os cursos nas áreas das Ciências da Saúde nomeadamente, Medicina, Medicina Dentária e Farmácia são ministrados na Cidade de Tete, Província do mesmo nome, onde é ministrado também o curso de Engenharia Agro-Pecuária na Vila de Ulónguè, Distrito de Angónia. Na Cidade de Chimoio (Província de Manica) são oferecidos os cursos de Engenharia de Desenvolvimento Rural e Engenharia Ambiental e dos Recursos Naturais. Os cursos de Engenharia Agronómica e de Engenharia Florestal estão sedeados no Distrito de Mocuba, na Província da Zambézia.

MISSÃO:
“A Universidade tem como missão gerar, difundir e aplicar conhecimento, assente na liberdade de pensamento e na pluralidade dos exercícios críticos, promovendo a educação superior e contribuindo para a construção de um modelo de sociedade baseado em princípios humanistas, que tenha o saber, a criatividade e a inovação como factores de Crescimento, desenvolvimento sustentável e bem-estar ".


VISÃO:
Embora estrategicamente se encontre localizada na região Centro de Moçambique a UniZambeze identifica-se como “Universidade numa Região”, em contraposição ao conceito de universidade regional, desta forma estabelecendo o que a sua actividade exige como agente privilegiado do desenvolvimento económico e cultural da região em que se insere. Com efeito, os seus campi devem ser tomados como espaços de incremento da sua missão e de valorização do labor de ensino e de investigação, tornando-se pólos de atracção dos melhores estudantes, docentes e investigadores. Assim, como universidade completa que é, assumindo-se como centro de investigação, de construção e consolidação do conhecimento, nas mais variadas áreas científicas - ciências humanas e sociais, artes, ciências e tecnologias, propõe-se a realizar os seus objectivos oferecendo cursos que tenham em conta os imperativos da globalização social e particularmente do processo de integração regional.


PRINCÍPIOS:
Numa época em que o conhecimento se tornou a base principal do desenvolvimento socioeconómico, é precisamente a Universidade o espaço por excelência de criação, difusão de conhecimento e inovação. A Universidade Zambeze orienta-se pelos princípios gerais e pedagógicos definidos na legislação que regula o Sistema Nacional de Educação, participando no desenvolvimento económico, social, científico, tecnológico e cultural do País, da Região e do Mundo assumindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e procurando garantir um elevado padrão de qualidade.

Faculdades e Cursos
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANIDADES
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
FACULDADE DE ENGENHARIA AGRONOMICA E FLORESTAL
FACULDADE DE ENGENHARIA AMBIENTAL E DOS RECURSOS NATURAIS
FACULDADE DE CIÊNCIAS DE SAÚDE
Faculdade Ciências e Tecnologia


BOLSAS

Edital, Calendario e Precos


O professor

O professor é um aliado natural dos operários e dos camponeses, com decisão e militância, pois a vitória sorrirá...